Apresentação


APRESENTAÇÃO

O Curso de Bacharelado em questão está em processo de extinção, tendo tido sua última entrada de alunos via Vestibular no ano de 2019. A presente Atualização se dá em função da indicação da última Avaliação para Renovação do Reconhecimento do Curso, realizada pelo MEC.

Cursos de língua italiana estão presentes na formação de alunos de diferentes cursos de graduação, extensão e pós-graduação da UFPR desde a década de 1930, antes mesmo de a então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná, criada em 26 de fevereiro de 1938, ser integrada à Universidade, o que ocorreu no ano de 1946. Além de atender à comunidade da UFPR, o italiano também fazia parte da formação dos alunos de Letras daquela Faculdade. Na época, o Curso de Licenciatura em Letras, estruturado pelo Decreto-Lei nº 1190, de 4 de abril de 1939, oferecia as habilitações em Letras Clássicas, Letras Neolatinas e Letras Anglo-Germânicas. Esse modelo vigorou até 1962, quando foi reestruturado pelo Conselho Federal de Educação.

Conforme a determinação do Conselho, os Cursos de Licenciatura em Letras passaram a oferecer a habilitação geral em Português e Literaturas de Língua Portuguesa e, paralelamente, as habilitações opcionais específicas em Língua e Literatura Latina ou em Português e Literaturas de Língua Portuguesa, acrescida de uma ou mais línguas estrangeiras modernas, com as respectivas literaturas, à escolha do aluno, dentro das opções oferecidas pela instituição (cf. Resolução CFE s/nº de 19/10/1962, artigos lº, §§ lº e 2º, alíneas “a” e “b” e Parágrafo único). O italiano fazia parte do conjunto de opções.

Em tal modelo, as entradas no Vestibular não indicavam a língua estrangeira moderna escolhida pelo aluno, pois havia uma única entrada para todos os estudantes de Letras. Somente com a reforma curricular do Curso de Letras (Resolução nº 13/07 CEPE-UFPR), o italiano passou a ser uma Habilitação do Curso com entrada anual específica de 15 alunos, nas modalidades Licenciatura e Bacharelado (com as ênfases em Estudos literários, Estudos linguísticos e Estudos da tradução).

Tal reformulação, amparada nas resoluções do CNE/CES 18/02 e CNE/CP 01/02 e 02/02, instituiu a carga horária mínima de 2400 horas. Além disso, o currículo passou a incluir 200 horas de atividades formativas complementares.

A partir de 2015, o currículo no qual ingressavam os calouros tanto da licenciatura quanto do bacharelado passou a observar as novas normas estabelecidas pela Res. CNE/MEC n. 2, de 01/07/2015, dentro das quais se enquadra a presente Atualização do projeto político-pedagógico do Curso de Bacharelado em Letras Português-Italiano da UFPR. Todavia, o texto do presente PPC não havia ainda sido atualizado, o que ora se faz.

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de Bacharelado em Letras Italiano ou Português-Italiano na UFPR foi pensado visando a formar um agente multitarefa que trabalhe na promoção do idioma italiano, na difusão crítica de sua literatura, associado ou não ao Português. O Curso incentiva a formação de um profissional conhecedor da estrutura da língua e das transformações pelas quais passa, assim como de suas expressões literárias e sobretudo da ação humanística e humanitária no campo das Letras. O Curso de Bacharelado em Letras Italiano ou Português-Italiano trabalha para a valorização do estudo das diversas culturas, e das incontáveis variantes linguísticas e dos valores associados às identidades multifacetadas desses idiomas, hoje em dia falados em todos os continentes.

De modo a atender ao perfil do curso de Bacharelado em Letras Italiano ou Português-Italiano, o currículo se constitui como segue:

1. Núcleo comum: constituído por disciplinas que desdobram matérias das áreas de Linguística, Teoria Literária e Estudos Clássicos, oferece uma fundamentação teórico-metodológica e/ou repertórios de leituras que servirão de base comum a outros cursos de Letras. São 120 horas de Introdução à Linguística; 120 horas de introdução aos estudos literários; 240 horas de Estudos Clássicos (Grego e Latim), desdobradas em quatro disciplinas de 60 horas cada: Narrativa Antiga; Lírica Antiga; Teatro Antigo; Filologia e Poética Clássicas;

2. três disciplinas introdutórias à prática científica e aos diferentes campos da pesquisa em Letras: Iniciação à pesquisa Científica, Tópicos de Pesquisa em Estudos Literários ou Tópicos de Pesquisa em Estudos da Tradução;

3. Núcleo Específico: é constituído pelas disciplinas ligadas à Língua e Literatura italianas (08 semestres de língua italiana e 05 semestres de literatura italiana), e à Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa;

4. Núcleo de diversificação e aprofundamento: é constituído por um amplo conjunto de disciplinas de caráter optativo, tanto aquelas específicas de Língua e Literaturas em Língua Italiana e Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa quanto as contempladas pelos demais cursos de Letras. Esse conjunto de disciplinas, por seu caráter de diversificação e aprofundamento, permite aos estudantes do Bacharelado em Letras Italiano ou Português-Italiano tanto orientar a formação no campo de pesquisa mais compatível com seus interesses específicos quanto transitar pelas diferentes áreas dos estudos em Letras de modo a sustentar uma formação plural e articulada.

O objetivo do curso de Bacharelado em Letras Italiano é habilitar graduandos para intervir com senso crítico, com postura ética, com criatividade e responsabilidade no campo de atuação do bacharel em Letras, nos processos que envolvem a língua, as literaturas, a cultura italiana e a difusão de aspectos linguísticos, literários e culturais manifestos também em outros países, que não a Itália, onde o idioma italiano é igualmente adotado como língua oficial.

Destacam-se ainda como objetivos do Curso de Bacharelado em Letras Italiano:

  1. Propiciar aos discentes a compreensão da cultura italiana, a partir do conhecimento de experiências metodológicas diversas mediante as diferentes sociedades, em tempos e espaços distintos onde a língua e a literatura possuem o seu suporte no idioma italiano e/ou seus dialetos;
  2. Capacitar profissionais para o exercício do ofício de Bacharel em Letras Italiano, por meio de uma sólida e bem articulada formação ético-acadêmica e pedagógica que reflita a integração entre ensino e pesquisa do conhecimento sobre a língua e a cultura de expressão italiana;
  3. Produzir e difundir o conhecimento crítico reflexivo sobre a literatura em língua italiana, utilizando diferentes teorias literárias, incluindo-se aí a experiência da tradução para o português do Brasil de obras escritas no idioma italiano;
  4. Trabalhar com Letras/Italiano numa perspectiva interdisciplinar, intercultural e dialógica, possibilitando a interlocução com outras áreas do ensino das Letras e das Humanidades, com ênfase em uma formação crítica em relação aos temas transversais, como meio ambiente, diversidade étnico-racial, direitos humanos, identidade de gênero, entre outros;
  5. Habilitar profissionais capazes de atuar com competência e autonomia nos novos campos de atuação emergentes no tocante às novas tecnologias e aos novos tipos de mediação cultural.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Humanas
UFPR Letras Italiano

E-mail : italiano.ufpr@gmail.com
Telefone: (041) 3360-5232
Endereço: Rua General Carneiro, 460, 9º andar, Sala 923
Curitiba – PR – Brasil
CEP 80.060-150

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Humanas
UFPR Letras Italiano
E-mail : italiano.ufpr@gmail.com
Facebook : www.facebook.com/snspufpr/

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - UFPR Letras Italiano

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR