O Banco de Dados do Talian contém entrevistas sociolinguísticas de falantes de Talian e está vinculado ao Centro de Estudos Vênetos no Paraná, CEVEP. O banco é uma iniciativa imprescindível do CEVEP para registrar, descrever e analisar o patrimônio imaterial/linguístico de falantes de Talian, inicialmente, de três localidades do Paraná, quais sejam, o bairro de Santa Felicidade, em Curitiba; Colombo e Campo Largo.
Para a coleta de dados foi adotada a metodologia da Sociolinguística Variacionista (cf. WEINREICH; LABOV & HERZOG, 2006, [1968]), que consiste na coleta de narrativas de experiência pessoal de falantes linguisticamente representativos da comunidade a que pertencem.
Antes da ida a campo, pesquisadores do CEVEP da área de Linguística elaboraram a ficha social para verificar se o perfil do entrevistado conferia com o perfil buscado pelo CEVEP; elaboraram o roteiro de perguntas, ou questionário guia, para nortear as entrevistas, bem como elaboraram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE para atender critérios de ética em pesquisa. Antes da realização da entrevista, os informantes foram contactados por uma pessoa conhecida, moradora da localidade, e todas as entrevistas tiveram o consentimento por escrito do entrevistado, via assinatura do TCLE. As coletas foram realizadas por parte da equipe do CEVEP que se dedica a esta frente 1 de trabalho.
Quanto ao acesso ao acervo do Banco de Dados do Talian, há normas específicas que podem ser consultadas no CEVEP, mediante contato com os professores/pesquisadores envolvidos com a coleta.
Referências
LOREGIAN-PENKAL, L.; STIVAL, M.J. Centro de Estudos Vênetos no Paraná: histórico e principais ações em prol da salvaguarda do Talian. Artigo (a sair).
WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. Empirical Fundations for a Theory Language Change. Directions for a Historical Linguistics. Austin: University of Texas, Press, 2006 [1968].
Escrito por: Loremi Loregian-Penkal e Moisés Julierme Stival Soares
Leonidia Toniolo Guarise, de Colombo/PR, entrevista por Mara Francieli Motin, membro CEVEP.